quinta-feira, 9 de maio de 2013

uma máquina de boa escrita...






Portanto, "a máquina de fazer espanhóis" está lido. E deixem-me dizer-vos que foi dos livros que mais gosto me deu ler em muito tempo… Fiquei completa e totalmente apaixonada pelo valter hugo mãe, pela sua escrita original, pelas suas palavras, pela história… enfim! É tudo bom (menos a capa, que é feia, feia! Lá está, não se deve julgar um livro pela capa…)

Tenho a mania de ir marcando as páginas dos livros que leio com postais onde vou escrevendo sensações que os livros me dão, teorias. Neste, além de umas ideias mais pessoais, escrevi que é "Um livro que, se lido em voz alta a um estrangeiro, o fará apaixonar-se pela nossa língua..." E é mesmo. A sonoridade que as palavras de valter hugo mãe proprocionam à nossa língua fazem com que ela fique ainda mais bonita. Cada palavra fica bem com a palavra anterior e com a palavra a seguir. Todo o texto parece um poema. E além disso, conta com personagens inesperadas que não vos vou contar para não estragar, mas que acreditem que, para quem gosta de Fernando Pessoa, será uma surpresa!

Deixo-vos dois excertos para ficarem com água na boca:

com a morte, tudo o que respeita a quem morreu devia ser erradicado, para que aos vivos o fardo não se torne desumano. esse é o limite, a desumanidade de se perder quem não se pode perder. foi como se me dissessem, senhor silva, vamos levar-lhe os braços e as pernas, vamos levar-lhe os olhos e perderá a voz, talvez lhe deixemos os pulmões, mas teremos de levar o coração, e lamentamos muito, mas não lhe será permitida qualquer felicidade de agora em diante.

assim é o amor, uma estupidez intermitente mas universal. toca a todos.

 

4 comentários:

Segredos de Alguém disse...

A pequena nota que retoras-te seria uma excelente critica do livro =D
Próxima aquisição =D

C* disse...

ando há imenso tempo para ler um livro dele e ainda não consegui...

lena disse...

Uma boa dica de leitura ainda não li nada do autor.
Beijinhos grandes.

Emma disse...

Nem a capa nem o nome me chamam à atenção :p
E não gosto de Fernando Pessoa :x

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...